Uma boa noite de sono faz bem a saúde. Essa recomendação tem sido validada por vários trabalhos científicos, laboratoriais e epidemiológicos. O ronco é o sinal de alerta mais importante, quando nos deparamos com um quadro de Apnéia obstrutiva do sono(AOS). A apnéia do sono pode levar a sonolência diurna, cansaço, dificuldade de concentração, perda de memória e alteração do humor, além de doenças cardiovasculares.

O ortodontista pode através de um exame específico durante o sono, a Polissonografia, detectar o índice de Apnéia Obstrutiva do Sono (AOS), observando através dela a resistência das vias aéreas superiores, e através da cefalometria (exame radiográfico da face requisitado como de rotina na avaliação ortodôntica), observar se há uma mandíbula (queixo) menor ou mais curta, e o diâmetro das vias aéreas superiores, se este encontra-se diminuído para a idade do paciente. Este exame, cefalometria, é um importante preditor para os distúrbios respiratórios do sono (DRS).

Em crianças:
Os distúrbios respiratórios do sono (DRS) tem sido estudados e tratados há muito tempo em adultos, porém pouca atenção tem sido dada às crianças, que podem apresentar DRS tão graves quanto os adultos. Esses problemas merecem muita atenção dos responsáveis e dos profissionais que têm a oportunidade de tratá-los durante a infância, pois as consequências para o dia-a dia, como menor rendimento escolar e hiperatividade, podem ter profundo impacto na formação da criança, além de repercussão na saúde. O ortodontista através de aparelhos específicos pode estimular o crescimento mandibular (queixo) aumentando o espaço das vias aéreas.

Adultos:
O tratamento ortodôntico com o auxílio da cirurgia ortognática (cirurgia maxilo-mandibular), pode reposicionar os ossos da face. Além desses procedimentos há ainda os aparelhos intrabucais, indicado para pacientes com Apnéia suave a moderada, aparelho removível usado durante o sono que projeta a mandíbula e a base da língua para frente, aumentando o espaço aéreo sem que ocorra a vibração dos tecidos moles da garganta (ronco). Esses aparelhos são de relativa simplicidade, reversibilidade, boa tolerância pelos pacientes e bom custo-benefício.

radiografias

 

aparelhoApneia